Gêmeos idênticos ou não?

Quando diagnosticamos uma gestação gemelar surge sempre a pergunta, “será que são gêmeos idênticos ou não?”, a questão é que nem sempre esse questionamento pode ser respondido durante a gestação.
A dificuldade em encontrar essa resposta ocorre porque no caso da gestação gemelar de fetos idênticos (monozigótica), a placentação pode ocorrer de duas maneiras: com a formação de duas placentas (dicoriônica), ou com a formação de uma única placenta (monocoriônica).
A gestação gemelar monocoriônica só ocorre nas gestações monozigóticas.
A placentação dicoriônica ocorre tanto nos gêmeos idênticos, como nos não idênticos (dizigóticos). Portanto, ao nos depararmos com uma gestação gemelar com duas placentas e de mesmo sexo, o casal terá que aguardar o nascimento para descobrir se são idênticos ou não.
Contudo, do ponto de vista médico a informação mais importante è em relação ao tipo corionicidade e não se são idênticos ou não(zigoticidade). Isto porque o tipo de corionicidade esta relacionado ao prognóstico da gestação. No caso das gestações gemelares dicoriônicas, o prognóstico da gestação é melhor.
O primeiro trimestre da gestação gemelar é a melhor fase para se determinar a corionicidade, pois é nesse momento que se consegue visualizar sinais ultrassonográficos característicos de gestação gemelar dicoriônica ou monocoriônica.